.: Lena Oxa | Oficial :.

domingo, 14 de junho de 2015






Neste domingo 14 de junho, a apresentadora Lena Oxa completa 29 anos de uma carreira de sucesso e que a tornou na artista LGBT mais popular e conhecida do nosso estado. Nos que fazemos o site Onix Dance não poderíamos deixar esta data passar em branco, por isso Lena é nossa ESTRELA DA SEMANA e você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da história dessa estrela.
BIOGRAFIA.
Lena Oxa começou a fazer show em Fortaleza aos 16 anos, quando ainda estudava no Liceu do Ceará e fazia pequenas apresentações pois conta que sempre adorou os palcos, adolescente, sofreu com as pessoas que diziam que ela não tinha nem talento e nem beleza para a carreira artística, afirmações que nunca foram capazes de desanimá-la.
Na época a grande referencia era o Grupo Metamorfose, dirigido por Luciano Costa, famoso por suas performances de Ney Matogrosso. Entrar no Metamorfose era impossível pois o mesmo era muito fechado, mais um obstáculo que não foi capaz de lhe fazer desistir.

“Tive muitas dificuldades na minha vida para divulgar o meu trabalho, asBOATES fechavam as portas para mim. Na época existia aBOATE Casa Blanca, cujo proprietário Gadelha, me deu a primeira oportunidade e lá permaneci por 3 anos’.



ABOATE Casa Blanca marcou uma época na noite de Fortaleza na década de 90 e funcionava no centro da cidade na Avenida Duque de Caxias.

A grande oportunidade surgiu em um concurso de novos talentos na Casa Blanca, quando fez brilhante performance da diva do Rock Tina Turner e venceu.
Mas em casa as coisas não iam bem e por seu jeito afeminado o pai a expulsou de casa e Lena após receber de presente uma passagem foi embora para Salvador e foi lá aonde começou a aprimorar seus dotes artísticos.
 
 
 

“Tempos difíceis, só comia se trabalhasse, mas não podia desistir. Salvador me ensinou tudo o que eu precisava e queria saber, sobre sobrevivência, determinação e estilo de vida. ” Revelou.

Foi na Bahia que conheceu sua melhor amiga Paloma Prado, por quem tem muita admiração.
Nos palcos trabalhou nas boates: Tropical, Holmes e Ice Kiss e se orgulha de ter dividido o palco com grandes artistas da cena Gay baiana como Dion, Marquesa, July de Glamour, Bagagerrye Spilberg e Fabiane Galvão.Foi a fome e a necessidade de sobreviver que segundo Lena Oxa a fez descobrir talentos e habilidades que desconhecia possuir entre elas a de desenhar, o que lhe possibilitou trabalhar como estilista e vitrinista, foram doze anos no Esplanada.


Mas segundo Lena, a vida na Bahia sempre foi muito complicada e viver de shows na época não proporcionava qualidade de vida, então resolveu ir para a Itália em busca de uma vida melhor.
Foi à ida para a Itália que marcou sua transformação e após aplicações de silicone se assumiu como travesti partindo em busca do sonho europeu, Lena aprendeu que a vida por lá é muito mais difícil do que no Brasil.

“Como diz o ditado Olho por Olho, Dente por Dente. Meu Deus não gostava da vida por lá, não era nada do que eu esperava. ”
Na Itália conheceu a amiga Karina Rossi e fazia roupas e artesanato para vender e ganhar o seu sustento, após seis anos retornou ao Brasil e nunca mais voltou à Europa.
De volta à Fortaleza, a vida continuou difícil e foram as pulseiras e colares que vendia para os gays e travestis que garantiam o seu sustento, as portas dasBOATES continuaram fechadas até que conheceu o humorista Paulo Diógenes, hoje vereador e que na época fazia humor com a personagem Raimundinha e ele deu uma força lhe ajudando a entrar de vez no mercado artístico para mostrar seu trabalho.
As oportunidades surgiram e tornou-se apresentadora daBOATE Divine por sete anos, e orgulha-se de dizer que durante este tempo fez 2.048 shows.
“Posso afirmar que lá pude desenvolver minha habilidade de conviver e tratar as pessoas das mais distintas classes e níveis sociais! ”
Na TV trabalhou com Eduardo Praciano no programa Talentos da Terra.
“Gravei alguns programas com ele. Nele me inspirei e é de onde tiro inspiração para criar meus textos e lançar novos artistas que precisem de um destaque, para valorizar e aflorar também seu lado profissional. Acredito que todos precisam ser valorizados! ”
Com o convite para dividir com Regininha a Manias de Você da TV Diário, Lena ficou conhecida nacionalmente, hoje Lena apresenta aBOATE Level, tem um programa semana as sexta-feiras na Ceará Rádio Clube e continua engajada na luta pelos direitos LGBTs.

Confira fotos históricas da carreira e da vida de Lena Oxa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário